"Porque você veio quando Eu te chamei..."

Caros irmãos,
Com muito carinho paro mais uma vez alguns instantes para dedicar-lhes um pouco do meu tempo aqui em África do Sul, sabendo que ainda que distantes, servimos ao mesmo Senhor e ouvimos do mesmo Espírito. Sou aquela missionária cujo chamado soa um pouco estranho, não parece um ministério muito convencional, todos dizem “ah, é tão importante o seu projeto!”, mas não sabem bem onde e como encaixá-lo na estrutura eclesiástica, ou coisa assim... Não importa, esse é o único e claro chamado que Deus me fez, e aqui estou eu no caminho.
Nesta semana meu coração apertou um pouco por várias razões, naturais do campo, eu penso, e me reservei bem murchinha para ouvir ao Senhor. Foi o momento mais especial que já vivi aqui nesse lugar. Eu não estava diante das belas montanhas de Cape Town, nem da linda vegetação que a cidade conserva, ou do colorido do povo sul africano, apenas no meu pequeno espaço alugado, sozinha, cabisbaixa, o Senhor me falou: “Porque você veio até aqui quando Eu te chamei....” e continuou a falar-me ao coração reacendendo o ânimo e a coragem de seguir em frente. Mas esta frase não me saiu mais da cabeça, e me fez lembrar de imediato de minhas orações no Brasil, e, enquanto eu me debatia na incerteza do que seria de mim em uma terra estranha, eu havia dito: “Pai, eu vou porque sei que te encontrarei lá, essa é a minha única certeza e garantia. Eu não estou indo porque há manutenção, ou porque há necessidade, ou porque tenho uma lista de razões convencíveis, mas porque o Senhor estará lá junto comigo.” Lembro-me que nesse instante não importava mais o lugar para onde eu estava indo, mas o propósito. Então, “Porque você veio até aqui quando Eu te chamei...” virou uma canção para os meus ouvidos, todo o resto desapareceu, estava ali no solo africano apenas eu e ELE nesse maravilhoso e singular encontro de final de tarde.
Meus queridos, quero compartilhar com vocês na Devocional deste mês (este é o nome que tenho dado ao chamado relatório de campo), da maravilha que é ouvir ao chamado de Deus e obedecer prontamente, da magnitude que é encontrar o Senhor no lugar e no tempo que Ele marcou para ser encontrado, um encontro a dois, na intimidade permitida pelo sangue precioso de Jesus e pela habitação do Espírito Santo em nós.
Na intenção de formar uma rota de viagem, aproveitando o meu intervalo de curso aqui em CPT, fiz diversos contatos durante estes dois últimos meses com missionários brasileiros ou estrangeiros falantes da língua portuguesa, que trabalham aqui em África do Sul ou nos países vizinhos. A cartinha era dirigida aos líderes de bases missionárias e de campo, de diversas agências como APMT, AMEM, JOCUM, Parceiros em Missões, JMM, AIM. Graças a Deus recebi diversos retornos, tanto de missionários, quanto de líderes de Agência que agradeceram o meu interesse e disposição de visitar os seus missionários em campo, além de desenvolver uma pesquisa cuja temática irá, se Deus quiser, trazer um pouquinho mais de luz às organizações enviadoras a respeito das problemáticas emocionais do missionário em campo e de como podemos melhor cuidar dessa não menos importante parcela de Missões Mundiais.
Contudo, um dos retornos me chamou a atenção e tocou fortemente meu coração, pois alcançou a profundidade do meu chamado, reafirmando a minha fé de que estou de fato no caminho certo. Sem expor a identidade desse amado que me respondeu, ele dizia literalmente: “Você é muito bem vinda a ... (local) e creio que a sua vinda seja também uma providência de Deus. Até agora estou muito traumatizado ... (fato) e creio que a sua ajuda e a sua vinda no nosso meio estaria acontecendo no momento certo. Antes mesmo de ler o seu e-mail, eu já estava orando a Deus para que Ele me colocasse em contato com alguém assim da sua área. Portanto, é de Deus a sua vinda! Por favor não demore a vir...”.
Será que esse pedido soa familiar a você? No meu coração imediatamente a Palavra se confirmou e lembrei-me da situação do apóstolo Paulo em Trôade, enquanto em sua mente traçava possíveis rotas de viagem missionária, e sendo impedido pelo Espírito de um lado e confirmado do outro, recebeu a direção certa: “Passa a Macedônia e ajuda-nos.” (At 16:9 - leia o verso todo). Não preciso dizer que esta cidade se tornou a minha Macedônia e passou a encabeçar a minha rota de viagem neste tempo que estarei dedicando às visitas dos missionários em campo estrangeiro. Este pedido “ajuda-nos”, em outras palavras: “não demore a vir”, redirecionou minha rota, pois estava indo para o Sul e acabei girando para o Norte.
A pergunta que se segue não pode ser outra, senão: Para onde ou para o quê Deus tem te chamado? Que facetas da sabedoria e criatividade o Espírito Santo de Deus tem utilizado para chamar a tua atenção a respeito da rota certa a seguir em tua vida, a fim de servi-Lo e glorificá-Lo? Quantos encontros a sós Ele já marcou com você e pôde ter não a tua ausência, mas a tua humilde e devota presença? O chamado de Deus encaixa perfeitamente não na nossa capacidade, mas na nossa integral devoção de corpo e alma, sabendo que ambos serão provados no caminho e aperfeiçoados por Aquele que nos Chama e nos Ama, porque é fiel a Si mesmo.
Humm, maravilhosa e doce voz acariciando o meu espírito inquieto e quebrantado a espera Dele: “Porque você veio até aqui quando EU te chamei...”. O complemento fica por conta do seu encontro pessoal com o Deus da Missão e do Chamado. A Ele a glória sempre! Orem por esta viagem que estarei realizando daqui a poucos dias passando por várias cidades do país vizinho, onde os missionários já me aguardam. Até a próxima Devocional.

Aquele caloroso abraço,
Mis. Verônica Farias
Projeto de Cuidado ao Missionário
África do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário