"Apenas uma hora"

Outubro de 2009

Aos poucos o projeto de cuidar da vida emocional dos missionários em campo transcultural começa a tomar forma. Ainda no Brasil, parecia um sonho muito distante e sem possibilidade de ser implementado. Contudo, Deus tem fornecido as primeiras peças e os cenários necessários para o trabalho. De uma coisa eu já estou bem certa, o campo é bem extenso e há muito serviço aguardando para ser feito nesta área.

Ao fim das duas semanas, tendo conversado com pelo menos 25 missionários, oferecido em torno de 30 horas só de atendimento clínico, além das entrevistas, organizado vários dados para pesquisa e feito diversas viagens, muito cansaço físico, emocional e espiritual me acometeu. Contudo, retornei para África do Sul com duplo sentimento: o de missão cumprida dentro do que havia estabelecido como meta e estava ao meu alcance realizar em tão pouco tempo; e um grande pesar por saber que a situação que encontrei naquele pequeno trecho de Moçambique, se repete em diversos campos por este mundo afora.

Meditando sobre o assunto:
Apenas uma hora! Era só isso que o Senhor Jesus reclamava de seus discípulos enquanto sofria angústias profundas no Getsêmane, que antecedeu sua crucificação. “E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” (Mt 26:40). É bem estranho imaginar que o Criador e Rei do universo um dia necessitou da companhia de pessoas para suportar suas angústias. Respeitando as devidas proporções da missão e da natureza de Cristo, humanamente falando, esta me parece uma boa figura quando pensamos em tantos cristãos servindo em campos missionários, em situação de risco, esgotamento e extrema angústia, almejando compartilhar do seu sofrimento ao menos uma hora. Este é um ministério que tenho apreciado muito fazê-lo. É um trabalho difícil e totalmente diferente do que eu costumava desenvolver como liderança de igreja local. Por isso preciso aprender fazendo, não há outro caminho. E tenho mesmo muito que aprender vendo e ouvindo estes preciosos irmãos que se tornaram o meu campo missionário.

Agradeço a todos pelas orações, mensagens enviadas e até pelos telefonemas. Muito obrigada mesmo, tem sido muito importante para me reabastecer e me possibilitar passar por este estágio e ainda fornecer alguma ajuda àqueles que sofrem. Continuem orando pelo andamento do projeto, pelo estabelecimento das parcerias certas, planejamentos para o próximo ano, treinamentos, sabedoria para os atendimentos que realizo e segurança nas viagens. Orem pela minha saúde e vida com Deus. E finalmente, orem para que os recursos necessários cheguem até mim para serem devidamente aplicados na expansão do projeto.

No amor de Cristo Jesus,
Missionária-Psicóloga
Verônica Farias

PROJETO
Cuidado Emocional do Missionário
Skype: veronicasfarias
E-mail: verasfarias@gmail.com

Obs: Nenhum nome ou imagem dos missionários atendidos em campo serão publicados, por razão de sigilo e preservação da identidade dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário