Cuidadora vai ao Campo


“... Se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as cousas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.” 1 Pedro 4:11b.

Meus amados irmãos,
Gostaria de compartilhar com vocês as maravilhas de um Deus criativo, fiel e soberano. Alguns já me acompanham na vida missionária há muitos anos, outros só recentemente se tornaram próximos, há outros que só me conhecem de longe e ainda há aqueles que nunca ouviram falar de mim; a todos, com a mesma consideração, saúdo com a Paz de Jesus. É nesse precioso Nome que tenho posto a minha fé desde que O conheci. Em nada Ele tem faltado, conforme promete em Sua Palavra.
A minha gratidão é imensa, por saber e sentir que Ele está presente cuidando e mantendo a minha vida, nos dias altos e nos dias baixos, na clareza, ou na escuridão, Ele sempre está, Ele sempre diz: “Eu Sou!” Durante vários anos tenho trabalhado junto à IP de Casa Caiada (Pr Sérgio Lyra), desenvolvendo projetos missionários, especialmente para a capital e, nos últimos anos, para o interior. Recentemente me uni a IPG, que também tem se tornado muito amada em meu coração pelo carinho com que me acolheu e pelo exemplo de fidelidade a Deus. Temos trabalhado juntos com projetos nas áreas do Cuidado ao Missionário e Plantação de Igrejas no Interior.
Neste momento, porém, Deus tem me chamado para um pouco mais distante de vocês. Missões trans-culturais sempre estiveram em meu coração e de alguma forma sempre encontrei um modo de estar envolvida com isso. Contudo, esperei pacientemente o momento em que Ele, o autor de Missões e do Chamado, me convocaria para este outro lugar em sua imensa obra. Estou literalmente arrumando as malas e fechando todas as minhas atividades aqui no Brasil. Por um curto tempo de 7 meses estarei em viagem para África.
Os planos são diversos, mas espero em Deus, apenas no Seu poder, ser fiel naquilo que Ele mesmo planejou para essa temporada. Como é do conhecimento de alguns, tenho trabalhado com atendimento psicológico vinculando esta profissão às necessidades do Reino de Deus. Como boa missionária que sempre esteve em preparo para os campos (aqui, ali e ainda mais longe), sei bem o trilho das emoções, sofrimentos e alegrias que estes amados missionários enfrentam. Deus me deu a graça de transformar todo meu conhecimento acadêmico e teológico em obra missionária. Valeu a pena os anos de estudos. Agora vejo os frutos, ainda que iniciantes, do tempo e recursos dedicados. Mas não parei, continuo me preparando...
A África será mais uma escola. Estarei por lá aprendendo como eles (missionários transculturais) vivem. Quais são as suas dificuldades com uma língua, cultura e povo diferente. Estarei pesquisando sobre essa temática da adaptação cultural de missionários e fazendo contatos com bases de trabalhos nas regiões a que eu puder ter acesso, em países vizinhos. Estou totalmente disponível para o Senhor, como me coloquei lá no início, no momento da minha conversão e chamado. Mais uma vez, na virada de uma nova etapa da minha vida, nada me prende para atendê-lo. Estou fechando tudo, para abrir a nossa (minha e d’Ele) tenda em outra terra, e juntos realizaremos a Sua vontade.
Não há nada igual a este sentimento. não me sinto perdendo nada, nem deixando nada, apenas seguindo para mais um front, onde Ele já está a postos, soberano. Minha alegria é grande e tamanho é o meu temor diante dos desafios e das minhas limitações, mas meu coração está tranqüilo, guardado pela Paz que excede nosso entendimento e que só procede da fonte: Jesus. Espero mesmo contar com o carinho dos meus amados em suas orações e súplicas diante de Deus.
Estejam bem certos de que este projeto nos levará mais perto daqueles que a igreja não pode abraçar no campo, e que sofrem emocionalmente e esmorecem pelo próprio peso do trabalho e pela constante solidão. Este é o sonho e o desafio que Deus tem compartilhado comigo, e eu, ainda que assustada com o tamanho da proposta, assim como o profeta Isaías respondo: “Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim!” Deus abençoe muito a todos vocês! A minha gratidão.”

Mis Verônica Farias

Um comentário: